Image Map

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Qual destas 3 imagens você acha que vai melhorar a sua concentração?



Comenta depois qual vocês acharam!


Vou mostrar para vocês um truque, para que na próxima vez que você for estudar, trabalhar... ou fazer qualquer coisa que precise de concentração ou foco e não esteja conseguindo, volte aqui e consiga se concentrar depois !

Mas como??

Um estudo realizado por Nittono, et al., (2012) mostrou que podemos sim, aumentar nossa concentração em uma tarefa olhando para fotos de bichanos bebês! Como esse aqui!

Que coisa difícil né? ahhaha


O Dr. Hiroshi Nittono, especialista em psicofisiologia cognitiva, juntamente com seus colaboradores, desenvolveram um experimento com um grupo de  24 mulheres e 24 homens, estdantes com idade de 18-22 anos, que passaram por alguns testes.

Cada um dos participantes realizou 1 dos seguintes testes:
  • Foi apresentada uma imagem (matriz) com diversos números e foi pedido aos alunos que contassem a quantia de números em negrito sem usar o dedo como guia.
  • Outra matriz foi utilizada com diferentes números e foi pedido que eles contassem quantas vezes o número 8 aparecia na imagem. 
  • Na terceira matriz eles precisariam contar quantos 0 tem na imagem.

Os resultados foram anotados, então começou a segunda parte do experimento. 
Foi mostrado para os estudantes uma imagem - um filhote de gato, um gato adulto e uma comida gostosa.
Após verem a imagem, cada estudante recebeu outra matriz e realizou o teste de novo.
Os resultados foram anotados e comparados com o teste anterior.
Onde foi possível avaliar que os participantes que olharam imagens de filhotes obtiveram os melhores resultados, como podemos ver no gráfico abaixo.

Os pesquisadores acreditam que isto ocorreu porque, ao ver a imagem de um filhote o sentimento de "cuidado"foi ativado, o que despertou um senso de prestar mais atenção nos indivíduos ao realizar as tarefas. Ou seja, ver fotos de filhotes desperta um sentimento paternal/maternal, o que faz com que você fique mais cuidadoso no que vai fazer.

Legal né???

Agora eu já sei o que vou fazer quando não conseguir manter a concentração para estudar paras as provas daquelas matérias bem legais... 



Referência: Nittono, H., Fukushima M., Yano A., Moriya H., The power of Kawaii: Viewing cute images promotes a careful behavior and narrows attentional focus. Universidade de Hiroshima.  26 de setembro de 2012.

    0 Comments:

    Postar um comentário