Image Map

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Raça: Persa

Semaninha de provas.. por isso a falta de post..


Bom hoje vou conta pra vocês sobre uma raça que já é bem conhecida de vocês, o Persa!


Data e local de origem: Século XIX na Grã-Bretanha
Ascendência: Gatos de pelo longo do Oriente Médio
Tamanho/Peso: 25 cm, 3,5 – 7 kg
Pelo: Longo
Cores e Padrões: Todas as cores sólidas, tartaruga e bicolores em padrão sólido, fumaça, sombreado e tabby clássico.
Associações que reconhecem a Raça: GCCF, FIFé, CFA, TICA, TCA

História
A Pérsia, atual Irã, é o pais de origem dos primeiros persas. Levados para a Europa no início do século XVI, pelo viajante Pietro Della Vale, os gatos de pelos longos lá eram símbolo de status, também foram importados da Turquia até a França no século XVII. A crescente afeição por gatos no Reino Unido, e cruzada com animais da raça Angorá dando origem ao Persa que conhecemos hoje, que no fim do século XIX esta raça foi denominada Persa, por Harrison Weir, e foi umas das primeiras raças reconhecidas, e em 1900 já havia sido aceita pelas associações.
Você pode adquirir um persa por R$600,00 chegando até R$2.000,00, dependendo do pedigree.

Físico e Temperamento
É disparada a raça mais querida na América do Norte. Um gato forte, vive de 15 a 20 anos, tem o corpo robusto, pernas curtas e grossas, peito largo e cabeça redonda com orelhas pequenas e com grandes tufos na base da orelha. Olhos espaçados, grandes e redondos. O nariz dos primeiros persas era menos comprido, chamado de “Flat face” que o exibido em exposições, os da Europa tendem a ter o nariz mais longo que os da América do Norte, pois a preocupação com os problemas de saúde levou alguns criadores a fugirem do padrão atual e buscarem persas cara de boneca ou “Doll Face”. Esta raça tem predisposição a ter rim e testículos policístico. Também desenvolvem problema no canal lacrimal, pois a lagrima não é bem drenada pelo nariz, ficando acumuladas no rosto e quando exposta ao ar, ficam da cor castanho-escuro, tornando-se um problema estéticos para seus donos.
O pelo foi ficando mais longo com o tempo e requer muita manutenção, com escovação diária principalmente no tórax, abdômen e atrás das orelhas, se não vira um nó que tem um gato junto, talvez seja por este motivo a popularidade do Exótico. Costumam ser caseiros, carinhosos, tranquilos, dóceis, sociáveis e pouco ativos.  É um pet que exige de seu tutor muita doação de tempo e dinheiro. E ele não gosta de ficar muito tempo sozinho, então não é uma boa escolha para quem tem uma vida muito agitada e não fica muito tempo em casa. Se adapta bem a espaços pequenos e passa maior parte do tempo dormindo, não mia muito, e seu miado é rouco e fraco.


Curiosidades
Quase todos os gatos vermelhos sólidos têm sombras tabies, que são mais visíveis quando filhote, criando uma dificuldade para criadores de saber se o filhote será apropriado para exposições.
O Garfield é um gato persa.
A Rainha do Reino Unido, a Rainha Victória tinha dois gatos persas da cor azul.  Ela gostava muito de seus bichanos e isto ajudou na popularidade da raça.


Referências
http://www.portalpets.com.br/gatos/persa/
Gua Ilustrado de Zahar - Gatos. Fogie B., Editora Zahar.


1 Comment:

Mariane Bach said...

Eu ainda não sabia o que era um gato persa, agora sei. São bonitos!

Postar um comentário